terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Deputado Gilberto Ribeiro requer Voto de Congratulações Aplausos à UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. (UFPR)

Assessoria de Comunicação
 
 
Fotografia: Sandro Nascimento
 
 
 
 
No próximo dia 19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora 100 anos de fundação. Sua história começou em 1892, mas somente em 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liberou a criação efetiva da Universidade do Paraná. Era uma época próspera da economia paranaense, devido à abundante produção e ao frutífero comércio da erva-mate. “O dia 19 de dezembro representava a emancipação política do Estado e deveria também representar sua emancipação intelectual”, proclamou Victor Ferreira do Amaral.
Em 1913, a Universidade começou a funcionar – no início, como instituição particular. Os primeiros cursos ofertados foram Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Obstetrícia. Após ter fundado a Universidade do Paraná, Victor Ferreira do Amaral – que foi também seu primeiro reitor.
Abrir escolas é fechar prisões, Eis porque nosso coração se enche de júbilo ao ensejo da passagem dos 100 anos dessa querida instituição de ensino. Bem haja aqueles que não pouparam esforços para proporcionar aos jovens desta bendita terra o pão do saber.
O homem moderno não dispensa os conhecimentos que só a escola ministra. E não só a educação que ela proporciona. É na Escola que o jovem recebe os primeiros instrumentos que a habilitarão a lutar pela existência.
A Universidade é árdua e trabalhosa, bem a reconhecemos. Lidar com a influência e a mocidade demanda qualidades excepcionais aquelas que se entregam a essa nobilitante mister.
É, pois como uma demonstração desse nosso sentir que encaminhemos o reconhecimento que dedicamos a todos os Diretores e auxiliares de nossa Universidade Federal do Paraná.
Em reconhecimento aos benefícios prestados a população Paranaense o Deputado Gilberto Ribeiro encaminhou ao Presidente da Assembléia um Requerimento onde requer que seja consignado na Ata da Sessão Legislativa de hoje, voto de congratulações e aplausos à UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. (UFPR) – pela comemoração de seus 100 anos de sua fundação.
Requer outrossim, que da decisão da casa seja dada ciência ao Excelentíssimo Senhor ZAKI AKEL SOBRINHO, Digníssimo Reitor, para que receba e transmita à todos os demais Diretores daquela instituição de ensino.



Deputado Gilberto Ribeiro: “Com você, pra você e pra mais ninguém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário