terça-feira, 16 de agosto de 2011

Passeata contra privatizações chega à Alep e paralisa sessão

da Gazeta do Povo

Os trabalhadores de empresas estatais do Paraná fazem uma passeata na tarde desta terça-feira (16) para protestar contra as privatizações de empresas públicas do estado e contra a proposta do governo de criar a Agência Reguladora de Serviços Delegados no Paraná (Agepar). O ato conta com a participação de funcionários da Sanepar, Copel, Celepar, Compagás, servidores da saúde pública, movimentos sociais, centrais sindicais e estudantes. Por volta das 15h20, a manifestação chegou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e a sessão precisou ser paralisada por alguns minutos.
A concentração começou na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, por volta das 13h. A passeata teve início às 14h30, com a presença de 250 pessoas. Os manifestantes passaram por ruas importantes do centro da capital, como XV de Novembro, Presidente Faria e Avenida Cândido de Abreu. A Diretoria de Trânsito (Diretran) não informou se houve alteração do tráfego ou lentidão.
O grupo chegou à Alep com faixas e cartezes contra as privatizações, por volta das 15h20. Uma delas dizia: a Copel é nossa. Os manifestantes utilizaram apitos e o barulho interrompeu a sessão por cerca de cinco minutos. No momento em que chegaram à Casa, o deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB) discursava e ele só voltou a falar depois que os manifestantes se acalmaram.
Com o movimento, o deputado Ademar Traiano (PSDB) afirmou que vai responder questões sobre as dispensas de licitação do governo na sessão de quarta-feira (17). O líder do governo na Casa aproveitou para garantir que as empresas públicas do estado não serão privatizadas.
O presidente da CUT-PR, Roni Anderson Barbosa, discursou em plenário e explicou que o movimento entende que a proposta de criação da Agência Reguladora serve para preparar a privatização de algumas empresas. O presidente da Alep, Valdir Rossoni (PSDB), garantiu que "enquanto for presidente não há possibilidade de entrar em pauta qualquer projeto que venha privatizar qualquer empresa pública do Paraná".
Além de Curitiba, as cidades de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Cascavel também terão protestos dos servidores. A data foi escolhida porque marca os dez anos da ocupação da Alep por manifestantes que protestavam contra a privatização da Copel.

Privatização

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento Básico do Paraná (Saemac), Gerti Nunes, a criação da Agepar seria uma estratégia par voltar com as privatizações. Para ele, mesmo com a retirada de pauta do projeto, que seria votado na assembleia, o assunto ainda será retomado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário