quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Saúde: Hemepar se prepara para obter ISO 9001

do site do governo

Saúde: Hemepar se prepara para obter ISO 9001

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) está se preparando para obter a certificação ISO 9001. A instituição está investindo na melhoria dos setores, com foco no atendimento ao cidadão, no envolvimento com os colaboradores, no aprimoramento de processos e de gestão e na melhoria contínua nas relações com os fornecedores.

Poucos hemocentros do País possuem esta certificação, entre eles o Hemocentro Regional de Maringá, Hemosc (Santa Catarina), Unicamp (Campinas), Colsan (São Paulo) e a Fundação de Hemoterapia de Ribeirão Preto.

“As pessoas que trabalham na instituição devem se sentir satisfeitas com o ambiente de trabalho e com o papel que desempenham. O comprometimento reflete na qualidade, na melhor visibilidade e na divulgação da empresa”, disse o diretor do Hemepar, Paulo Hatchback.

De acordo com ele, a segurança e fidelidade do doador fazem com que o Hemepar melhore o atendimento, aumentando o reconhecimento da instituição pela sociedade e oferecendo serviços e produtos com melhor qualidade dentro do que oferece a tecnologia e a legislação existente. “O bom atendimento é imprescindível. Sem os doadores seria impossível conseguir crescer e ser reconhecido na sociedade”, afirma Hatchback.

PROCESSO – A certificação ISO 9001 é um conjunto de normas e diretrizes internacionais que orientam as empresas na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, criando maior comprometimento pelos setores e colaboradores. Para conseguir o ISO 9001, o Hemepar tem o apoio da empresa H2 Assessoria e Consultoria.

As etapas da implementação são feitas com segurança e responsabilidade para que todos na empresa sigam as orientações necessárias e apliquem-nas corretamente. “O processo é trabalhoso, porém necessário. É preciso entender o porquê de todos os procedimentos para realizá-los corretamente”, afirmou o diretor.

Inicialmente foi feito um diagnóstico e agora acontecem reuniões com gestores e responsáveis pelas áreas para conhecer os processos operacionais dos setores técnicos do Hemepar (captação, cadastro, triagem clínica e hematológica, coleta, laboratório, enfermagem, produção/fracionamento e ambulatório) e áreas de apoio como almoxarifado, transportes, recursos humanos, financeiro, informática e convênios, nas quais o modelo de Kano (Sociedade Japonesa de Controle de Qualidade – 1984) é usado para satisfação do cliente.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário